05/07/2021 às 23:14 Políticas Públicas

Brasil cresce a passos largos.

16
2min de leitura

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,2% no primeiro  trimestre do ano, em relação ao último trimestre de 2020. Esse é o  terceiro resultado positivo, depois dos recuos no primeiro (-2,2%) e no  segundo (-9,2%) trimestres do ano passado,

Na agropecuária, a alta foi puxada pela melhora na produtividade e no  desempenho de alguns produtos, sobretudo, a soja, que tem maior peso na  lavoura brasileira e previsão de safra recorde este ano.

Já na atividade industrial, o avanço veio das indústrias extrativas  (3,2%). Também cresceram a construção (2,1%) e a atividade de  eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos  (0,9%). O único resultado negativo foi das indústrias de transformação  (-0,5%).

A expectativa do mercado financeiro é de que o PIB brasileiro tenha  crescimento de 3,96% em 2021, de acordo com o último Boletim Focus,  divulgado ontem pelo Banco Central. 

A projeção está acima da expectativa do próprio governo, que prevê  uma alta de 3,5% para o PIB neste ano, de acordo com o Boletim  Macrofiscal da SPE (Secretaria de Política Econômica), do Ministério da  Economia.

O Brasil possui a quinta maior área territorial. Levando em  consideração as terras contínuas, possui a quarta maior extensão entre  todos os países do mundo. Em um país de dimensões continentais, o  transporte rodoviário é o principal modal utilizado para transportar  cargas, o que tem desestimulado os investimentos em outros meios de  transporte e é alvo de políticas públicas que estão procurando  diversificar e aumentar a interação entre os transportes rodoviário,  ferroviário e hidroviário.

O transporte registrou crescimento em termos de volume de serviços  nos dois primeiros meses do ano. A constatação está descrita no Radar do Transporte, divulgado hoje, 23, pela CNT. O informe mostra que o volume de serviços do setor em fevereiro de 2021 foi 8,7% maior que dezembro de 2020.  Trata-se do maior crescimento dentre as atividades contabilizadas na  área. No agregado, o setor de serviços, em fevereiro de 2021, foi 3,8%  maior que em dezembro de 2020. As informações foram analisadas pela CNT a  partir da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana.

Os dados da pesquisa mostram que os serviços de armazenagem e  auxiliares aos transportes, além de correios foram os que se mostraram  menos impactados pela pandemia, com aumento de 13,2% em  fevereiro de 2021 em relação à referência do mesmo mês em 2020. De  acordo com o IBGE, essas atividades se sobressaíram, especialmente com  as empresas que prestam serviços de logística, com a entrega de produtos  comprados pela internet.

O Brasil cresce a passos largos trazendo novos investidores do mundo inteiro, que aplicam recursos em várias áreas pelo país.

https://www.seropedicaonline.com/noticias/brasil-cresce-a-passos-largos-com-o-novo-governo-apesar-na-pandemia/

05 Jul 2021

Brasil cresce a passos largos.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Crescimento Industrial Políticas públicas Seropédica on line

Quem viu também curtiu

06 de Ago de 2021

Esse projeto separa e esclarece os investimentos que de fato serão realizados na Zona Oeste de verdade.

22 de Jun de 2021

Animais são causa de acidentes e mortes no trânsito do Estado

20 de Jul de 2021

Feira de Pesca e Negócios do Mar

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp